Sony disponibiliza mais novidades sobre o PS5

A última vez que se teve notícia do vindouro Playstation 5 foi ainda em 2019. E após um longo período de silêncio, a Sony resolveu dar mais informações sobre o novo console. A conferência seria na GDC (Game Developer Conference), que aconteceria hoje (18), mas foi cancelada por conta do pandemia causada pelo Corona Virus (COVID-19). Para compensar, a Sony marcou uma conferência menor, com acesso restrito, transmitida via Youtube, que aconteceu há pouco. Essa é a Road To PS5.

Jim Ryan, presidente da divisão Playstation abriu oficialmente a conferência se desculpando pela ausência na GDC, cedendo o palco a Mark Cerny, arquiteto-chefe de hardwares da Sony (responsável pelo PS4 e pelo PS5), que passou a comandar desde então.

Mark começou ressaltando a importância e a preocupação em trabalhar lado a lado com os desenvolvedores de jogos, visando reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento dos jogos, pelo menos no que diz respeito a hardware. E para tal, afirma que ouviu a indústria para moldar o PS4 de acordo com as suas necessidades, e que o PS5 irá ainda mais além.

Mark Cerny espera reduzir o tempo de produção de um jogo para um mês
Bem como ouvir aos desenvolvedores e trabalhar para dar a eles o necessário

Muitos detalhes técnicos do console foram dados por Cerny (muitos mesmo), mas, vamos tentar resumir e focar nos mais importantes aqui.

A primeiro e mais importante novidade técnica fica por conta do armazenamento, que traz um um chip SSD de 850 GB e 10.28 teraflops (ainda um pouco abaixo do Xbox Series X), que promete reduzir o tempo de carregamento nos jogos (proporcionados por mortes do personagem, fast travel, etc) em quase zero.

Tempo de inicialização super rápido, sem telas de load, streaming ultra rápido e o fim das instalações demoradas de patchs sãos as principais vantagens que o SSD traz ao PS5

A CPU é baseada na arquitetura Zen 2, com 8 núcleos e frequência variável de 3.5GHZ. Já a GPU é baseada na RDNA 2 – ambas da AMD – com memória de 16 GB GDDR6/256-bit (mais que o dobro da memória do PS4), que usa a tecnologia Ray Tracing para gráficos mais realistas, garantindo ainda mais potência ao novo console.

O áudio também foi otimizado, graças à nova tecnologia de áudio 3D, que promete trazer mais imersão ao jogador, ao fazer com o que o som possa vir de todas as direções. Claro, caixas de som potentes ou fones de ouvido são recomendados para tal.

Eis as especificações técnicas completas do PS5:

  • CPU: 8x Zen 2 Cores com 3.5GHz (frequência variável)
  • GPU: 10.28 teraflops, 36 CUs com 2.23 GHz (frequência variável)
  • Arquitetura da GPU: RNDA 2 personalizada
  • Memória/Interface: 16 GB GDDR6/256-bit
  • Memória: 448 GB/s
  • Armazenamento interno: SSD de 850 GB
  • Taxa de transferência I/O: 5.5 GB/s (Bruto), 8-9 GB/s (Comprimido)
  • Armazenamento removível: NVMe SSD
  • Armazenamento externo: suporte para USB HDD
  • Drive óptico: 4K UHD Blu-ray
Ao lado, a comparação com o PS4

Além disso, outra novidade importante é que o PS5 terá retrocompatibilidade nativa com o seu antecessor, o PS4.

O PS5 terá, ainda, suporte aos jogos mais jogados do PS4 desde o seu lançamento. Em outras palavras, será possível jogar The Last of Us Remastered no PS5 antes de partir para a sequência, entre outros exemplos. Nada foi dito, entretanto, sobre retrocompatibilidade com os consoles anteriores da Sony (PS3, PS2 e PS1), então vamos supor que isto não será uma realidade, pelo menos no lançamento, infelizmente.

E assim, com muitas informações técnicas e nenhuma imagem real do PS5, Mark Cerny encerra a conferência com aquele gosto meio amargo na boca. Principalmente porque, apesar de agora serem oficiais, nenhuma das informações dadas na apresentação eram realmente novas.

O PS5 segue sem data de lançamento ou preço definidos, mas está previsto para chegar no final de 2020.

2 comentários sobre “Sony disponibiliza mais novidades sobre o PS5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s