Rogue Legacy 2 foi anunciado oficialmente no início do mês, com a promessa de mais informações no futuro. Ainda não chegou o momento de uma revelação completa sobre a sequência (nada além de algumas screenshots), mas a Cellar Door Games, desenvolvedora do jogo, esteve no Reddit, em uma sessão de AMA (Ask Me Anything – Pergunte-me Qualquer Coisa), um bloco de perguntas e respostas envolvendo vários usuários do fórum, e resultou em alguns detalhes adicionais sobre Rogue Legacy 2.
A Cellar Door Games descreve Rogue Legacy 2 como “Um Metroidvania totalmente funcional em um mundo procedural. Ou, pelo menos, é o que esperamos”. A declaração levanta estranheza pois, normalmente o gênero Metroidvania requer exploração não linear e muito backtracking – ou seja, o jogador precisa memorizar o mapa e retornar às áreas já visitadas após adquirir um novo item ou habilidade que o permita acessar lugares antes inacessíveis – , o que vai completamente de encontro ao conceito de mapa procedural, que muda e é gerado aleatoriamente cada vez que se joga. A colisão de conceitos tem nome no mercado: É chamado Roguevania (Roguelike + Metroidvania), e foi trazido em jogos como Dead Cells, mas ainda divide opiniões (inclusive deste redator, mas falaremos disto em outra ocasião). A Cellar Door Games, entretanto, ao mesmo tempo que reconhece o ‘problema’, se mostra confiante com a ideia: “Acho que temos a resposta, mas ainda estamos em desenvolvimento. E as coisas sempre podem mudar.”
O site Playstation Lifestyle compilou algumas das informações mais relevantes reveladas pela Cellar Door Games durante a sessão de perguntas e respostas. Vamos a elas:
- Rogue Legacy 2 já está em desenvolvimento há dois anos. O estúdio não se sentia confortável em revelar nada até que o desenvolvimento já estivesse em nível avançado.
- A meta é conseguir rodar a 60 fps.
- O objetivo é ter mais variedade em cada jogatina, com novas classes de personagem, armas e talentos. Agora há a opção de ataques à distância com um arco.
- A variedade também expande para o mundo e vários biomas. “Tivemos que refazer do zero a geração procedural do mapa para permitir mais variedade. Também vai suportar nosso sistema Metroidvania, o que foi bem difícil.”
- Novas mecânicas e sistemas de meta-progressão foram adicionados ao jogo.
- Há um novo sistema chamado “Plano de Saúde Universal”, que adiciona modificadores de dinheiro adquirido para vários traços de personagens, incentivando o jogador a escolher os personagens com características mais negativas
- O castelo é um ambiente “novo” (com aspas mesmo). Não vamos dizer mais sobre isso.
- Algumas salas vão “se trancar”, e se o jogador só vai conseguir seguir em diante se matar todos os inimigos. Mas não são todas as salas que serão assim.
- Há interesse em lançar uma versão física do jogo, mas ainda é cedo.
- O estúdio quer que cada partida de Rogue Legacy dure cerca de cinco minutos. Isso é para evitar que jogadores experientes acabem passando atropelando tudo e não terem desafio. É o motivo para estarem investindo tanto em classes de personagem e acúmulo de runas.
- Adição de Fast Travel para chegar nas áreas mais difíceis mais rápido e evitar a perda de tempo com longas e difíceis jornadas para os jogadores que só querem chegar ao objetivo rapidamente.
- Muito trabalho sendo feito para balancear as várias classes. Por exemplo, personagens com ataques à distância terão algumas limitações, como não ser capaz de atirar enquanto se movem ou intervalos entre os tiros.
- Rogue Legacy 2 terá suporte ao save em nuvem (cloud save) desde o lançamento.
- Quando perguntados se alguns chefes voltarão ‘remixados’, o estúdio respondeu: “Estamos fazendo algo diferente com os chefes para a sequência”.
- A equipe falou, ainda, sobre o COVID-19, dizendo que eles entraram em quarentena antecipadamente. “Nos atrasou um pouco – é inevitável – Mas eu ainda acho que estamos em um bom ritmo.”
É isso o que temos sobre Rogue Legacy 2 até agora. Ainda falta uma revelação oficial destas e outras informações sobre o jogo, principalmente da data de lançamento.
O primeiro Rogue Legacy, lançado em 2013, está disponível para PS3, PSVITA, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.