O que esperar do evento do PS5

É hoje! Chegou o tão esperado dia do evento da Sony voltado ao PS5. Inicialmente marcada para a quinta-feira passada (04/06), a transmissão foi adiada por conta dos protestos antirracistas ocorrendo nos EUA e no mundo todo, tendo sua nova data marcada para hoje, uma semana depois. Mas o que a Sony estaria preparando neste evento? Vamos dar nossos melhores palpites e tentar descobrir.

“Já compartilhamos as especificações técnicas e mostramos o novo controle sem fio DualSense. Mas, um lançamento não é nada se não tiver jogos, certo?” – Disse Jim Ryan (Presidente e CEO da Sony Entertainment Interactive – SIE, a divisão PlayStation da empresa),  em texto de convite ao evento, via PlayStation Blog. A frase denota o que já era sabido: o evento do PS5 será voltado aos primeiros jogos lançados para o novo console. Portanto, sem mais delongas, vamos a eles.

Primeiro, eis os jogos já estão confirmados para chegar no PS5:

Assassin’s Creed Valhalla

Anunciado oficialmente em Abril deste ano, o novo título da franquia Assassin’s Creed retrata a época dos vikings e está previsto para chegar no fim do ano. Embora tenha aparecido primeiro no evento da Microsoft, também está confirmado para a plataforma PlayStation, tanto no PS4, quanto no vindouro PS5.

Dirt 5

Assim como aconteceu em Assassin’s Creed Valhalla, o novo título da franquia de corrida da Codemasters também deu as caras no evento da Microsoft, mas está confirmado para as plataformas PlayStation, PS4 e PS5.

Destiny 2

A sequência para o jogo da Bungie que mistura o gênero loot-shooter com alguns aspectos de MMORPG, e acabou de ganhar sua nova expansão “Beyond Light“, também está confirmado para a próxima geração, com a promessa de rodar a 4k e 60 fps, além da possibilidade de crossplay, tudo com uma atualização gratuita para quem já possui o jogo.

Fortnite

O shooter com modos Battle Royale e construção de estruturas da Epic Games também vai continuar sua trajetória de sucesso no PS5, desta vez aprimorado com a nova Unreal Engine 5, anunciada em Maio deste ano.

Godfall

A primeira nova IP a chegar ao PS5 leva a assinatura da Gearbox Software como publisher e foi anunciada durante o The Game Awards 2019. O jogo é um RPG de ação com um visual de personagens e atmosfera que lembra bastante Darksiders. Ainda é cedo para falar do jogo – e talvez tenhamos mais informações sobre ele durante o evento – , que está previsto para chegar no final de 2020, provavelmente junto com o PS5.

Lord Of The Rings: Gollum

Anunciado no ano passado pelo estúdio alemão Daedalic Entertainment, o jogo, situado no universo de O Senhor dos Anéis (obra de JRR Tolkien) tendo Gollum como protagonista, e promete ser o maior trabalho do estúdio, tem voado abaixo do radar, mas começou a chamar atenção recentemente. Segue sem data de lançamento, mas está previsto para 2021, e já anunciado para o PS5. É provável que apareça no evento.

Outriders

Outriders é o novo título da People Can Fly (estúdio responsável por jogos como Bulletstorm e Gears of War: Judgement) em parceria com a Square Enix. O jogo é um cover-shooter – ou jogo de tiro em terceira pessoa com cobertura – com elementos de RPG ambientado em universo Sci-fi sombrio, com suporte a co-op de até três jogadores. Está confirmado para o PS5 e previsto para chegar no final de 2020.

Rainbow Six Quarantine

O novo jogo da série Rainbow Six deu as caras pela primeira vez durante a conferência da Ubisoft na E3 2019 com a pretensão de deixar de lado o cenário competitivo e focar no cooperativo, em até 3 jogadores trabalhando juntos para enfrentar uma ameaça global. Estava previsto para o começo deste ano, porém, de acordo com Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, ” os planos sofreram uma pequena mudança com o objetivo de dar mais tempo ao desenvolvimento do jogo”. Desta forma, não há data de lançamento prevista para o jogo, podendo sair ainda em 2020, ou ser prorrogado até Março de 2021. O que se sabe é que Rainbow Six Quarantine está confirmado para a geração, atual e também para a próxima, ou seja: PS4 e PS5.

Rainbow Six Siege

Além do já confirmado Rainbow Six Quarantine, Rainbow Six Siege também está confirmado para o PS5. Assim como Fortinite e Destiny 2, é natural que os chamados “jogos de serviço” (games as service) – ou seja, jogos que possuem continuidade além de uma campanha, e sem mantém pelo serviço online, geralmente com temporadas que trazem novidades – cheguem também à plataforma seguinte.

Quantum Error

Anunciado em Março deste ano, é o primeiro título de terror confirmado para o PS5. O jogo desenvolvido pela TeamKill Media mistura ação de um tiro em primeira pessoa com o horror cósmico de H.P Lovecraft, e ainda não possui uma data de lançamento, mas está previsto ainda para este ano, para PS4 e PS5. É mais um que provavelmente deve dar as caras no evento e ser lançado junto com o novo console da Sony.

Scarlet Nexus

Também já relevado primeiro no evento da Microsoft, Scarlet Nexus sairá, ainda, para as plataformas PlayStation. O novo jogo da Bandai Namco traz um visual e jogabilidade que remetem imediatamente a Astral Chain (Platinum Games) e Code Vein (da própria Bandai Namco). Em Scarlet Nexus, Yukio é membro de um grupo de elite de soldados psiônicos, em batalha contra os “Outros”, criaturas flores com pernas. O combate mistura RPG de ação com hack ‘n’ slash, e o jogador precisa os mesclar o uso de espada com os poderes os psicocinéticos de Yuito para derrotar os inimigos. Está previsto para o final do ano, para PS4 e PS5.

Vampire: The Masquered:Bloodlines 2

Anunciado em Março de 2019, a sequência do RPG de ação da Paradox Interactive estava inicialmente previsto para o primeiro trimestre de 2020, mas foi adiado. Apareceu novamente na apresentação da Microsoft, em Maio deste ano, mas segue sem data de lançamento, apenas previsto para o final de 2020. Á medida em que o jogador conhece as várias facções de vampiros que dominam Seattle, precisa escolher a qual delas vai se afiliar. Confirmado para PS4 e PS5.

Watchdogs Legion

Anunciado pela primeira vez na conferência da Ubisoft em 2019, o terceiro título da série Watchdgs veio com a proposta de que o jogador poderia controlar qualquer personagens entre os cidadãos de Londres, todos apoiadores de uma mesma causa. Inicialmente previsto para Março deste ano, o jogo foi adiado e segue sem data de lançamento definida, apenas com a previsão de sair entre Abril de 2020 e Março de 2021. Confirmado para PS4 e PS5.

Com isso, fechamos a lista dos jogos que sabemos já estarem confirmados para o PS5. Lembramos que, apesar de confirmados para o novo console, não necessariamente vão aparecer no evento. Não temos como saber, mas demos palpites daqueles com mais probabilidade de aparecer por lá.

E falando em especulação, vamos seguir o raciocínio e dar palpites sobre os jogos ainda não confirmados para o PS5, mas que acreditamos aparecer no novo console da Sony – e talvez, também, na transmissão. São eles:

Resident Evil 8

Já existem rumores de um provável Resident Evil 8 circulando nas redes há um tempo. Fontes de insiders, ações suspeitas da Capcom e diversas teorias vêm dando ainda mais força aos boatos. Não entraremos em detalhes sobre as teorias envolvendo a trama do jogo para não estragar qualquer surpresa em um suposto anúncio vindouro, mas o principal rumor sobre RE8 é o seu subtítulo: Village (VIIIage escrito com o “I” e os dois “L” de modo a formar o numeral romano VII – oito).

Um dos mais fortes indícios de que Resident Evil 8 está em produção e deve aparecer no evento da Sony é o relado do insider Dusk Golem (um dos mais conhecidos insiders e, de certa forma, com mais credibilidade neste meio). Em seu Tweet, Dusk Golem aponta sobre todos os jogos da série RE terem entrado em promoção no último dia 04/06, mesma data em que o evento do PS5 estava marcado para acontecer inicialmente. Promoções de jogos de uma franquia são comuns diante de um novo anúncio desta mesma franquia. Será?

Bloodborne Remaster

Outro rumor que tem ganhado força ultimamente é o de uma suposta remasterização para Bloodborne, jogo da From Software, da “família Souls”, originalmente disponível apenas para PS4, mas que estaria chegando ao PS5 e PC. O usuário Nibel apontou o rumor, citando um canal do youtube.

O canal em questão traz o rumor e algumas informações adicionais, como o jogo rodar com suporte a 4k e a 60 fps (o jogo é travado a 30 fps no PS4), ter texturas e modelos aprimorados, tempos de loading mais rápidos, entre outras melhorais na versão remasterizada, tanto no PS5, quanto no PC.

A suposta remasterização de Bloodborne estaria sendo co-produzida pela Bluepoint Games, estúdio conhecido no meio dos remakes/remasters – principalmente para a Sony – e que ainda será relevante nesta apresentação, apostamos.

Demon’s Souls Remake

Bloodborne não é o único jogo da From Software em parceria com a Sony cujos boatos apontam para um retorno. Há, também, rumores sobre um remake de Demon’s Souls, o primeiro da “família” de jogos desafiadores da From Sofware. O suposto remake de Demon’s Souls estaria sendo desenvolvido pela Bluepoint – que se sabe estar trabalhando em um projeto secreto – e seria o maior trabalho do estúdio até agora. E os boatos ganham cada vez mais força.

O insider Tidux, comumente responsável por vazamentos de informações antecipadas de projetos e produtos da Sony, disse, no início deste ano, via Twitter, sobre Demon’s Souls Remake ser exclusivo do PS5.

E Peter Dalton, diretor técnico da Bluepoint, comentou em seu Twitter sobre o evento do PS5: “É hora de ir além e deixar as velhas limitações nos jogos para trás.”

Rainbow Six: Siege

Apesar de já confirmado para o PS5, há um indício que sugere a aparição do jogo no evento da Sony. É que o jogo entrou em período de testes gratuitos hoje – (não) por acaso, dia da transmissão do evento – , e ficará de graça até o dia 14/06.

Battlefield 6

Após encerrar os trabalhos em Star Wars: Battlefront II e Battlefield V, que receberam sua últimas atualizações este mês, a equipe de desenvolvimento da DICE já tem um novo projeto pela frente: Battlefield 6, ou pelo menos, é como vamos chamar o novo título da franquia, que ainda não possui nome oficial. O estúdio confirmou estar trabalhando na produção de um novo Battlefield, mas não deu mais informações sobre o mesmo, além de indicar que as “novas inovações” do jogo “só serão possíveis nas próximas plataformas dos consoles”, como Xbox Series X e PlayStation 5, o que abre o precedente para um possível anúncio no evento de hoje.

GTA 6

Após o enorme sucesso que foi GTA V (o produto mais lucrativo de todos os tempos dentro da mídia – games, cinema e música) e da boa recepção de Red Dead Redemption 2, a Rockstar Games estaria, supostamente, trabalhando em mais um título da franquia Grand Theft Auto. O rumor vai além e sugere que GTA 6 pode ser anunciado no evento do PS5 hoje, e tem como base um suposto vazamento de produto como placeholder no site da Amazon UK, que lista um jogo da Rockstar Games para PS5.

Há, também, o perfil de Sarah Overend, animadora na Rockstar Games, na rede Linkedin, que lista, entre seus trabalhos recentes, Red Dead Redemption 2 e um título ainda não anunciado.

O título supostamente vazado nas duas imagens acima pode não ser GTA 6. Pode ser Bully 2 – outro jogo muito aguardado pelos fãs – ou qualquer outro. Ou absolutamente nada. Estamos falando de rumores, afinal.

Gran Turismo 7

Um novo jogo de corrida é sempre esperado para acompanhar o lançamento de uma nova geração de consoles. Neste caso, ainda que seja um rumor, todos os indícios apontam para uma possibilidade real. Primeiro, a Next Level Racing, empresa que cria acessórios para jogos de corrida, fez uma postagem no Instagram com a legenda “Que jogo de corrida você mais espera em 2020?” –

A imagem mostra alguns logos de jogos de corrida, como Dirt 5, F1 2020, Automobilistica 2… e Gran Turismo 7. Sabe-se que o jogo está em desenvolvimento, mas não há qualquer anúncio oficial até então. Em seguida, alguns dias após a data inicialmente marcada para o evento do PS5, a Sony e a Polyphony Digital registraram uma nova marca para Gran Turismo no Argentina’s National Institute of Industrial Property (INPI).

E para finalizar, Kaz Yamauchi, produtor da série Gran Turismo, comentou em seu Twitter sobre o evento do PS5, indicando o seu interesse na transmissão.

Sequência de Horizon Zero Dawn

Sabe-se que a Guerrilla Games está trabalhando em dois novos projetos. Um deles não é uma sequência Horizon Zero Dawn. O outro, provavelmente, é. E isso não é nenhum segredo. E se a suposta sequência for anunciada hoje, no evento do PS5? São rumores, mas, também, possibilidades. No dia em que o evento deveria acontecer inicialmente, vários funcionários da Guerrila Games retweetaram sobre a transmissão. Assim que o evento ganhou nova data, Michelle Jenner, dubladora espanhola da Aloy (protagonista do jogo), manifestou-se respondendo à publicação oficial da PlayStation Espanha de forma, no mínimo, suspeita.

Há, ainda, rumores para um retorno de Silent Hill e uma sequência para God of War que podem aparecer no evento. Para o primeiro, é graças ao nome da Konami também estar em meio aos vazamentos de placeholders da Amazon UK (a mesma que supostamente vazou GTA 6).

Quanto a God of War, Jeet Shroff, que trabalhou como engenheiro chefe na aventura mais recente de Kratos, disse em seu Twitter, que a Sony Santa Monica “mostraria o futuro dos games no evento”.

O que não deve rolar

Mostramos – e muito – do que pode rolar no evento do PS5, mas vamos dar nossos palpites também sobre o que não deve ser mostrado na transmissão.

Revelação, design e preço do PS5

Muitas especificações técnicas do PS5 já foram mostrada durante a conferência na GDC, e o novo controle DualSense também já foi revelado. Sendo o foco da apresentação de hoje, os jogos, dificilmente veremos o PS5 em si, ficando este para eventos futuros. Quanto ao preço, é pouco provável que a Sony revele o preço do console oficialmente antes da concorrente, Microsoft.

E este foi o nosso compilado do que já se sabe e do que podemos esperar ver no evento do PS5, que acontece logo mais, às 17:00. Acompanhe nossos comentários, palpites e reações à apresentação, em nossa transmissão ao vivo do evento, a partir das 16:30, no nosso canal da Twitch.

Um comentário sobre “O que esperar do evento do PS5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s